Cruz peitoral do novo bispo jesuíta Michael Czerny...


O Pe. Michael Czerny, recém ordenado bispo (4/OUT) e criado cardeal (5/OUT), nasceu na Tchecoslováquia em 1946. Em 1973, após seus estudos de filosofia e teologia, foi ordenado sacerdote na província jesuíta do Canadá, e anos depois obteve seu doutorado na Universidade de Chicago, em 1978. 
O trabalho social foi consequência de sua fá comprometida. Fundou o Fórum Jesuíta para a Fé Social e Justiça. Tornou-se vice-presidente da Universidade Centro-Americana, em San Salvador e diretor do Instituto de Direitos Humanos, e serviu no Secretariado de Justiça Social e Ecologia da Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma. Conheceu a realidade dos povos africanos ensinando no Hekima University College, em Nairobi. E, por último, trabalhou no Conselho Pontifício Justiça e Paz, 2010 a 2016. Os migrantes e refugiados foram realmente seus companheiros de trabalho. 
O Papa Francisco o nomeou subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral.  Embora muitos não o saibam, há mais pessoas se movimentando, hoje, na Rússia e na China do que em outra parte do mundo. O Pe. Michael participou do Sínodo dos Jovens e agora o fará, como bispo, no da Amazônia, pois é um dos dois Secretários Especiais para esse Sínodo. 
Por fim, Michael foi ordenado arcebispo, no dia 4/OUT/2019, pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, e no dia seguinte criado cardeal.
A vida deste homem foi dedicada e gasta no cuidado dos mais necessitados.
A cruz peitoral que agora carrega, vinda dos restos de um barco de migrantes de Lampedusa, indica que o mundo sofrido dos refugiados estão perto do seu coração. O báculo também é de madeira.
Minha opinião: Até agora nunca vi um bispo, e menos um cardeal com uma cruz tão pobrezinha como essa da fotografia. 


5 comentários:

  1. Não tinha mais feia não?

    ResponderExcluir
  2. Orgulho da família Jesuíta esse membro tão dedicado aos mais pobres....vem responder aos apelos da Igreja em saída... (M. A. Sacon )

    ResponderExcluir
  3. Belo testemunho/divulgarei/abraços... . (J. Barros)

    ResponderExcluir
  4. A alegria de servir ao Senhor e seu Evangelho é representado de forma simples e muito significativa nessa Cruz peitoral. Tudo para a maior glória de Deus.

    ResponderExcluir