A basílica de Santa Sofia é já uma mesquita...


A antiga basílica de Santa SofiaIstambul, Turquia, foi transformada hoje em uma mesquita muçulmana... Este imponente edifício, construído em 537 como basílica cristã, enfrentou muitas vicissitudes no decorrer dos seus quase 1.500 anos de história. O atual presidente turco, Erdogan, nacionalista e fundamentalista muçulmano, liderou esta iniciativa que foi logo seguida pela grande maioria de Istambul.

Nas primeiras horas da sexta-feira, 24/JUL, milhares de pessoas vieram a Santa Sofia para não perder este fato histórico. A queda do império bizantino de Constatinopla, 1453, completou-se hoje com a tomada da grande basílica de Santa Sofia.

Santa Sofia, inaugurada pelo Imperador Justiniano, em 537, como catedral e sede do patriarcado, foi invadida e saqueada pelos Cruzados, em 1204, e posteriormente com a tomada da capital bizantina pelo sultão otomano Mehmet II, em 1453, foi transformada em jesuíta e posteriormente em museu, em 1934, por Atartuk, fundador da Turquia laica. Agora volta a ser mais uma mesquita muçulmana.

Não sei se os palestinos muçulmanos de Jerusalém gostariam de ver o Domo da Rocha e o templo Al-Aqsa, século VII, na grande esplanada do Templo, sendo tomados pelos judeus e transformados em sinagogas...

Não faças a outro o que não queres que te façam.

Para ver a oração muçulmana CLIQUE AQUI


Um comentário:

  1. Esse é o resultado do "diálogo" com muçulmanos.
    Somos uma Igreja de bananas.

    ResponderExcluir